PÓS PRESENCIAL

Curso de Especialização em
Educação Especial Inclusiva em Deficiência Intelectual
- Denominação: Educação Especial Inclusiva em Deficiência Intelectual
- Natureza do curso: Presencial
- Modalidade: Especialização
- Departamento: Educação
- Coordenação: Professor Doutor Roque Lucio
- Horários de Funcionamento: Sábados (8h às 12h e das 13h às 17h)
- Carga horária total do Curso: 612 horas
- Número de vagas oferecidas: 40 vagas (deverá ser ofertado com um número, mínimo, de 25 alunos)
Objetivos
Com o intento de promover um processo de formação contínua em serviço aos professores atuantes na educação infantil, ensino fundamental e nas entidades que prestam assistência aos deficientes do Município de São José do Rio Pardo, e região (Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul) o Curso de Especialização - “Atendimento escolar especializado para a pessoa com deficiência intelectual: abordagens e tendências com enfoque na educação inclusiva” – propõe-se a assumir os seguintes objetivos:
Objetivo Geral
Fornecer elementos básicos para o aperfeiçoamento intelectual, a revisão das concepções que articulam práticas e teorias, bem como a transformação do trabalho docente no que concerne ao atendimento escolar especializado para a pessoa com deficiência intelectual.
Objetivos específicos
Trazer o contexto escolar dos professores para o foco da discussão dos novos referenciais para a inclusão dos alunos;
Introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas de atendimento educacional especializado.
Desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento Educacional especializado
Apresentar os fundamentos teóricos inerentes à construção histórica dos princípios norteadores e marcos das ações política e social da educação da pessoa com deficiência intelectual;
Oferecer subsídios teóricos quanto ao funcionamento do sistema mental e as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial da criança e do adolescente.
Recuperar a construção dos conceitos de deficiência, deficiência intelectual e educação, trazendo à luz os fundamentos das práticas educacionais com a demanda da educação infantil e ensino fundamental discutindo os caminhos para a concepção da educação inclusiva;
Propiciar os estudos dos princípios didáticos e das metodologias específicas referentes à estrutura e organização de projetos de ação pedagógica e de pesquisa;
Possibilitar o conhecimento das ações pedagógicas especializadas em benefício do desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual em tempos e contextos histórico-culturais distintos;
Conhecer os percursos e as avaliações dos materiais específicos utilizados para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual;
Supervisionar a elaboração e desenvolvimento dos projetos de estágios assim como o trabalho de monografia que se revelem como possibilidades de inovação e de investigação de práticas educacionais.
Corpo Docente
- Profa. Me. Ana Paula Zerbato
- Profa. Me. Domitila Shisue Kawakami Gonzaga
- Profa. Esp. Érika Mesquita Devito Dearo
- Profa. Me. Flaviana C. V. P. M. Assumpção
- Prof. Me. Frederico Antônio Dervão Jovini
- Profa. Esp. Maria Alice C. Mesquita da Silva
- Profa. Dra. Maria Teresa Égler Mantoan
- Prof. Dr. Roque Lucio
Certificação
Para aprovação em cada disciplina o aluno deverá ter no mínimo 75% de frequência e obter nota mínima de 7,0 (sete inteiros) conforme normas do Regimento da Faculdade Euclides da Cunha.
Para obtenção do certificado de conclusão do curso o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e apresentar relatório de estágio com no mínimo 100 horas.
Estrutura Curricular
Parte I: Tronco comum de Formação Básica
- Educação Especial: políticas públicas na perspectiva da educação inclusiva - 32h
- Projeto de Ação e Planejamento Escolar - 32h
- Metodologia da Pesquisa Cientifica - 32h
- Fundamentos da Educação Especial - 32h
- Informática Aplicada à Educação Especial - 32
- Didática da Educação Especial - 32h
- Conferência I - 08h
Parte II: Parte diversificada: Conhecimentos e Práticas dos processos Técnico-metodológicos – deficiência intelectual
- Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual I - 32h
- Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual II - 32h
- Práticas de Ensino, Tecnologias Assistivas e Avaliação I - 32h
- Práticas de Ensino, Tecnologias Assistivas e Avaliação II - 32h
- Desenvolvimento Bio-Psico-Social do aluno de educação infantil e do ensino fundamental - 32h
- Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem - 32h
- Fundamentos da leitura e escrita para deficientes intelectuais - 32h
- Fundamentos da Matemática para deficientes intelectuais - 32h
- Artes visuais e Educação Especial - 32h
- Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico Contemporâneo - 24h
Estágio
- Estágio Supervisionado - 100h
Matrícula
- As matrículas devem ser realizadas na Secretaria Acadêmica da FEUC no período de 02/05 a 14/07/2017.
- Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 13h às 21h.
Documentos necessários para matrícula:
- 01 (uma) cópia autenticada: Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
- 01 (uma) cópia autenticada: RG;
- 01 (uma) cópia autenticada: CPF;
- 01 (uma) cópia: Comprovante de residência;
- 01 (uma) cópia autenticada: Histórico Escolar do curso Superior de Graduação;
- 01 (uma) cópia autenticada: Diploma de Curso Superior de Graduação devidamente registrado.

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Entre em contato através do formuário abaixo ou ligue para (19) 3608-4704 ou 3681-3088.
